Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto foram três meninos que viveram em 1917. Estavam a brincar na Cova de Iria com as suas ovelhas quando um luz brilhante apareceu por cima de uma árvore pequena.
Era a Nossa Senhora que lhes apareceu vestida de branco com as mãos juntas com um rosário por cima.
A Nossa Senhora tinha um cara séria e olhava para céu. Ela apareceu aos três pastorinhos porque queria que eles rezassem o rosário para toda a humanidade conhecer a Nossa Senhora.
A Nossa Senhora apareceu a estas crianças durante seis meses sempre no dia 13. A Nossa Senhora apereceu sete vezes e disse sempre a mesma coisa, para rezarem o rosário e para a guerra no mundo parar.
De todas as vezes que os três pastorinhos foram ver a Nossa Senhora aconteceram sempre coisas diferentes. Uma vez no dia 13 de Junho a Nossa Senhora mostrou como era o inferno e os três meninos continuaram a rezar o Rosário.
Alguns meses passaram e os três pastorinhos foram visitados pela última vez pela Nossa Senhora. Quando perceberam já muita gente os acompanhava para ver a Nossa Senhora e rezar com eles.
Passado algum tempo a Nossa Senhora apareceu como sempre a dizer que guerra ia acabar e os soldados iam regressar a casa. A Nossa Senhora relembrou os três pastorinhos que a Jacinta e Francisco iam morrer primeiro e mais tarde a Lúcia iria juntar-se a eles. Quando a Nossa Senhora estava a ir embora fez o milagre do sol, para que todos vissem o milagre, e o sol começou a dançar.
Passados dois anos o que a Nossa Senhora disse aconteceu: o Francisco estava a morrer, ele morreu com um sorriso na cara e morreu calmamente. Francisco morreu na dia 4 de abril 1919.
Jacinta morreu na dia 20 de fevereiro de 1920 vitima de uma doença chamada tuberculose. Ela morreu no hospital.
A Lúcia morreu muito mais tarde na dia 14 de fevereiro de 2005, ela tornou-se uma freira em Portugal e escreveu um livro onde contou a história da sua vida.
Os três Pastorinhos estão sepultados na Basílica de Nossa Senhora de Fátima e estão instituídos como santos.